Qual o seu fornecedor de crédito?

Qual o seu fornecedor de crédito?

Qual o seu fornecedor de crédito?

A melhor prática para quando vamos adquirir qualquer bem ou serviço é realizarmos uma pesquisa primeiramente de fornecedores e depois de identificados, pesquisamos qualidade do bem ou serviço, preços, prazos, condições de pagamento, enfim, tudo o que está relacionado a essa aquisição e que pode impactar, positiva ou negativamente, no resultado dessa operação.

Agora, quando o assunto o crédito, realizamos essa prática? Algumas situações ilustram melhor essa situação. Diversas vezes vemos consumidores buscando comprar um veículo, por exemplo, e no momento da compra, pesquisam modelo, concessionária, opcionais que compõem o veículo, preço, prazo de entrega, garantia e finalmente as condições de pagamento. Mas, no momento de contratar o financiamento, sujeitam-se à instituição financeira indicada pela concessionária e principalmente aos custos e condições envolvidas.

No âmbito dos pequenos negócios, verificamos algumas situações que impactam na matriz de custo da empresa, tal como a utilização das máquinas de POS (cartão de crédito/débito). Geralmente o empresário contrata da própria instituição que possui relacionamento, sem realizar pesquisa de custos envolvidos nessa transação. Em termos práticos, hoje tem instituições financeiras cobrando em torno de R$ 130,00 mensais e outras instituições cobrando R$ 11,00 pelo mesmo período do serviço. Então, por que não realizar a pesquisa?

Outra situação muito comum é no momento da contratação do crédito, tanto para capital de giro ou investimento, onde o empresário contrata as linhas de crédito já disponibilizadas pela instituição financeira que possui relacionamento. Pesquisa? Nem pensar, pois o empresário não tem muito tempo para verificar as opções disponíveis no mercado, tanto em termos de instituições financeiras como produtos e serviços que elas oferecem.

Mas, sem dúvida é muito compensador realizar esse levantamento junto às instituições financeiras. As diferenças são muito grandes e o próprio Banco Central divulga relatório das taxas cobradas pelas instituições financeiras em determinadas linhas de crédito para o cliente verificar os parâmetros praticados pelo mercado.

Por outro lado, quanto mais a empresa utiliza os produtos e serviços da instituição financeira, mais vantagens a empresa consegue junto ao banco. Mas, exatamente nesse ponto é que a pesquisa é fundamental para uma melhor negociação junto ao banco que é o seu fornecedor.

Além desses aspectos, o planejamento para a captação dos recursos é fundamental para uma boa condição de financiamento. Lembre-se: quanto mais rápido preciso do crédito, mais caro esse recurso ficará. Com isso planejamento e pesquisa são fundamentais para uma boa contratação do crédito.

 

Fonte: Boletim do Empreendedor / Sebrae PR

 

 

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário.

Deixe um comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Favor escrever um comentário