O mercado de calçados femininos na internet

O mercado de calçados femininos na internet

Quando falamos de compras online, é muito importante lembrar que as pessoas em geral estão cada vez mais confiantes em adquirir produtos pela internet.

 

A gerente de Inteligência de Marcado do E-bit, Keine Monteiro, declara que o e-commerce continua mostrando um panorama positivo por causa da consolidação dos modelos de marketplace, aumento dos consumidores virtuais e daqueles que compram via mobile.

Outro dado importante de observar é que a maior parcela de consumidores online em 2017 foi de mulheres em idade média de 42 anos. Ou seja, entender o comportamento dessas consumidoras é extremamente relevante se você deseja entender um pouco melhor as vendas por e-commerce.

Não é novidade que os sapatos são uma paixão antiga da maioria das mulheres, não é mesmo? Essa paixão, unida à facilidade, praticidade e conforto de poder comprar em qualquer hora do dia e sem precisar sair de casa, com certeza são fatores que explicam, pelo menos em parte, o despontamento do mercado de calçados femininos na internet.

Hoje falaremos um pouco sobre esse mercado e daremos algumas dicas para ter sucesso ao vender sapatos online.

O amor das mulheres por sapatos

Não é somente uma questão de senso comum. Pesquisas mostram que a paixão das mulheres por sapatos é realmente verdadeira.

pesquisa da Fecomercio afirma que as mulheres brasileiras gastam mais com sapatos do que com alimentação. Outro estudo realizado pela companhia de seguros GoCipare conta que uma mulher que vive em média 67 anos gasta aproximadamente 44 mil reais só em sapatos!

Um levantamento feito pela PhD especialista em imagem corporal Anne Kearney Cooke em conjunto com revista Glamour revelou que 97% das mulheres confessaram ter momentos de ódio contra o próprio corpo. Nesses momentos em que se sentem muito gordas, baixas ou com outras características que consideram desagradáveis, os sapatos são o segundo item na lista das peças que conseguem deixá-las sensuais com menos esforço.

Outra questão importante que um estudo comandado pelos autores Sorokowski e Pawlowski revelou é que as pernas consideradas “perfeitas” são em média 5% mais longas do que o tamanho do tronco. Isso seria mais um dos motivos que justifica o fato dos sapatos serem artigos tão queridos pelas mulheres.

O mercado feminino na internet

De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester Research, os sapatos aparecem em terceiro lugar na lista de compras online das mulheres, ficando atrás somente dos livros e artigos de moda.

Um dos motivos que faz com que esse mercado esteja em constante crescimento é que os artigos de moda e acessórios em geral seguem tendências e por isso sempre haverá o novo item desejo do momento para adquirir.

As compras online também apresentam a facilidade de encontrar os produtos desejados que muitas vezes nem estão disponíveis nas lojas mais próximas, por preços baixos. Além do mais, o monitoramento de preço feito dentro de casa é muito mais eficaz e menos trabalhosa do que aquele feito nas lojas físicas.

O mercado de calçados na internet

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) afirma que somente 10% dos entrevistados disseram ter medo de comprar sapatos pela internet. Isso é uma ótima notícia, pois mostra que os consumidores já entenderam os benefícios do e-commerce de calçados.

Um outro fator que aponta para o grande sucesso das categorias de moda e beleza na internet é a crescente aposta das grandes redes de varejo online nesses ramos.

Dicas para ter sucesso vendendo sapatos online

Para que uma loja obtenha sucesso com a venda sapatos na internet é fundamental que ela tenha alguns posicionamentos.

As fotos de boa qualidade são essenciais para que o cliente tenha confiança na hora de adquirir o produto. O ideal é que as imagens exponham diferentes ângulos e mostrem os detalhes da peça. A loja também pode disponibilizar a imagem de um modelo vestindo o calçado. Isso dá ao comprador a noção de como o sapato se comporta nos pés.

É muito importante que o título do produto seja claro, a descrição esteja bem detalhada e com dados relevantes. Informações como composição, medidas e outros detalhes deixam o cliente mais seguro para realizar a compra.

Deixar claro quais são as políticas de troca ou devolução são indispensáveis. Pois mesmo com a diminuição do medo de comprar pela internet, muitas pessoas ainda se sentem inseguras e com receio de não poderem trocar ou devolver seus calçados, caso eles não sirvam ou simplesmente não sejam conforme o esperado.

Diante de tanta evolução e crescimento desse mercado, fica claro que vale a pena ficar de olho e apostar tanto na compra quanto na venda de calçados femininos na internet.

Fonte: E-commerce Brasil

 

 

Posts Relacionados

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário.

Deixe um comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Favor escrever um comentário