Consórcio é alternativa atraente para quem quer comprar imóvel usado

Consórcio é alternativa atraente para quem quer comprar imóvel usado

Consórcio é alternativa atraente para quem quer comprar imóvel usado

Por Dirceu Nunes

Com as novas condições da Caixa para financiar imóvel usado, aqueles que não tiverem condições de arcar com 50% do valor total do imóvel devem descartar seus planos? Definitivamente não. O fato é que o cenário econômico mudou para quem pretende financiar um imóvel usado.

Para quem vai precisar do apoio financeiro para aquisição do bem, buscar linhas de crédito em outras instituições financeiras é uma opção, mas uma alternativa que se tornou muito mais atraente nesse momento de mercado é o consórcio de imóvel, já que, com a saída da Caixa nesse segmento, muito provavelmente as outras instituições financeiras deverão elevar suas taxas para financiamento.

Através do consórcio de imóvel, o interessado pode ter até 100% do bem financiado, sem pagar juros, já que o valor da carta de crédito é corrigido por índices oficiais que, nem de longe, chegam próximos dos juros cobrados para o financiamento de imóvel usado, incluindo-se, inclusive, os custos de administração do consórcio. Além disso, mesmo que o consorciado seja contemplado mais tarde, ele manterá o poder de compra graças a essas correções, como pode ser comprovado nas propostas de algumas operadoras.

Vale ressaltar que o consórcio é interessante para aqueles que não estão com necessidades urgentes de adquirir o bem, já que nessa modalidade, os recursos são oriundos de grupos de pessoas que pagam uma cota mensal e, assim, ratearem o valor do bem, distribuído através de sorteio.

Porém, com as novas restrições da Caixa nesse segmento, a demanda por imóveis usados deve esfriar um pouco, o que pode gerar uma diminuição dos preços, apresentando melhores oportunidades para os compradores.

Um ponto importante a ser destacado é que o consórcio requer certa disciplina do interessado para que ele consiga liquidar as parcelas em dia, pois os consorciados que estiverem com parcelas em atraso na data da assembleia de contemplação, não estarão aptos a participar do sorteio.

Em resumo, se você quer comprar um imóvel usado, não está com muita pressa e vai precisar de crédito num montante superior a 50% do valor do bem, pesquise a avalie os planos de consórcio. É uma opção viável e muito atraente nesse momento. Boa sorte.

 

 

 

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário.

Deixe um comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Favor escrever um comentário