Como aumentar as receitas com produtos nas cooperativas financeiras

Como aumentar as receitas com produtos nas cooperativas financeiras

Aumentar as receitas com produtos nas cooperativas financeiras tem sido um dilema cuja solução depende de pessoas com disposição para a mudança de paradigmas apoiadas em um método eficaz.

 

 

Para aqueles que atuam diretamente na área de negócios ou na frente do atendimento nas cooperativas de crédito, existe um desafio diário que é tema recorrente em todas as reuniões: como aumentar as receitas com a venda de produtos financeiros?

Em um cenário econômico de dúvidas e incertezas, convencer os cooperados sobre os benefícios de seus produtos e fazer com que “comprem” tem se tornado uma batalha rotineira nas cooperativas de crédito e, quase sempre, os resultados com a comercialização de produtos têm ficado aquém de seu potencial.

 

Uma situação real

 

Vamos transcrever uma situação real que aconteceu com um funcionário de cooperativa de crédito qual tivemos a oportunidade de atender. Não citaremos o nome da cooperativa nem o nome do personagem real, ok?

Francisco é gerente de negócios em uma cooperativa de crédito e está há mais de 5 anos na função. Essa cooperativa tem 20 anos de atuação e seu quadro social conta com mais de 6 mil associados com renda média de R$ 3,8 mil. Eles têm um bom volume de operações de crédito, mas os resultados com a comercialização de produtos financeiros são muito pequenos. Todos os dias (e em algumas noites), Francisco mantém o desafio de encontrar uma forma de incrementar as receitas com produtos, mas acaba se perdendo entre tantas ideias e possíveis estratégias. Algumas vezes pensa que o problema está no marketing, em outras, acha que está com o pessoal do atendimento. Por causa disso, seu desempenho tem sido questionado com frequência por sua diretoria e, consequentemente, essa pressão acaba por prejudicar ainda mais sua busca por uma solução para esse problema. Uma vez, em um encontro na sua cooperativa central, encontrou um colega da mesma área de outra cooperativa e compartilhou com ele seu dilema. Esse colega disse-lhe que também havia passado pela mesma situação até pouco tempo. Porém, e por indicação de uma colega, descobriu que havia um treinamento específico para esse fim e buscaram por ele. Desde então, em pouco tempo com a aplicação da metodologia nas rotinas comerciais, os resultados com produtos foram crescendo mês a mês e, hoje, se tornaram um percentual significativo nas receitas de sua cooperativa, com um crescimento superior a 250% em relação ao trabalho sem um método.

 

Desempenho das receitas com produtos

 

Gráfico de desempenho da implementação da metodologia Start sobre a situação real indicada

 

Como acontece a mudança de cenário

 

Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, algo semelhante esteja acontecendo com você ou em sua cooperativa. Então, uma boa notícia: a solução para esse tipo de problema concentra-se, basicamente, em 5 pontos cruciais:

1. Integração das equipes comercial e de marketing;

2. Ter um processo (método) claro, prático e conciso;

3. Como são tratadas as informações dos perfis dos cooperados;

4. Como são definidas as estratégias e a abordagem junto aos cooperados;

5. Como são definidas as metas, os orçamentos de campanhas e o retorno sobre o investimento.

As cooperativas financeiras estabeleceram um novo desafio aos bancos tradicionais que é a proximidade com o associado. E essa proximidade é um ativo intangível de grande valor dentro da sociedade e precisa ser explorada para que existam ganhos sociais e financeiros para todos.

Com base nesse conceito é que a análise dos dados dos cooperados, em um processo objetivo de BI (Business Intelligence), associados ao desenvolvimento de estratégias de marketing e de abordagem comercial, permitem estreitar e melhorar o relacionamento com os cooperados de forma a elevar sua percepção de que a cooperativa não vende produtos e serviços como outras instituições financeiras, mas oferece benefícios e soluções financeiras porque o conhece profundamente e pode orientá-lo no que é melhor para seu desenvolvimento pessoal e profissional, convencendo-o dos diferenciais da cooperativa e levando-o a aumentar nela os seus negócios.

 

Nós temos o método que funciona

 

 

Um dos principais mestres do marketing contemporâneo, Philip Kotler, diz que “O crescimento das organizações está diretamente relacionado ao seu esforço para atingir e manter uma vantagem competitiva no ambiente em que atuam”.

Por essa razão, nosso método foi construído com base em estudos sobre as dificuldades e desafios reais e comuns nas cooperativas financeiras no que diz respeito à comunicação e ao relacionamento com os associados para a geração de mais negócios, cuja resolução possibilitasse ainda estabelecer vantagem competitiva no mercado.

E, em tudo o que fazemos, acreditamos na capacidade das pessoas. Acreditamos que elas sempre podem potencializar seu desempenho. Por isso, nosso trabalho é focado na capacitação das pessoas-chave da cooperativa. Então, empoderadas pelo conhecimento, os resultados da organização serão melhores e sustentáveis.

E é justamente por unir processos práticos às pessoas comprometidas com o desempenho da cooperativa que os resultados da aplicação de nossa metodologia para aumentar as receitas com os produtos financeiros das cooperativas de crédito vem obtendo resultados positivos.

Se você quiser saber mais como nossa metodologia pode ajudar sua cooperativa financeira a aumentar as receitas com produtos através da integração de pessoas com processos e estratégias bem definidas, clique aqui e solicite uma apresentação de nosso método. Estamos à disposição.

 

 

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