Como anda seu alcance orgânico no Facebook?

Como anda seu alcance orgânico no Facebook?

Como anda seu alcance orgânico no Facebook?

O texto abaixo, publicado pelo eMarketer, disserta sobre uma mudança que alterou o alcance das pesquisas orgânicas no Facebook, devido a uma alteração no algoritmo do feed de notícias da rede social, ocorrida em dezembro de 2013.

A partir dos dados abaixo, é possível perceber que algumas coisas realmente mudaram na hora de realizar uma pesquisa na rede social, porém, será que todo mundo percebeu isso? 

Você está vendo alguma mudança em seu alcance orgânico no Facebook?

O alcance orgânico já estava em declínio antes da mudança de algoritmo do feed de notícias. 

Em dezembro de 2013, o Facebook anunciou uma alteração no algoritmo de seu feed de notícias, causando alvoroço entre muitos, de marcas e divulgadores a celebridades e blogueiros, uma vez que visava reduzir drasticamente o alcance das mensagens orgânicas para entre 1% e 2%.

No entanto, uma pesquisa divulgada em abril de 2014 pela EdgeRank Checker – que mede o impacto médio do EdgeRank (o nome original do algoritmo do feed de notícias do Facebook) -, observou que o alcance orgânico já havia entrado em declínio antes desta mudança, devido a um aumento no número de mensagens que os usuários começaram a ver após adicionar mais amigos e clicar em “like” para mais marcas na rede social.

O gráfico acima ilustra a seguinte situação: de acordo com o EdgeRank Checker, em todo o mundo, o alcance orgânico médio de mensagens entre as páginas do Facebook caiu de 16% em fevereiro de 2012 para 6,5% em março de 2014. Enquanto a maior queda em termos de alcance entre os períodos estudados foi vista entre novembro de 2013 e dezembro de 2013, a menor ocorreu entre dezembro de 2013 e março de 2014, logo após o anúncio.

Apesar destes declínios contínuos, em agosto de 2013, uma votação feita pela ExactTarget revelou que os comerciantes americanos do Facebook haviam visto o crescimento orgânico – mensagens regulares para entreter ou informar seguidores – como uma das táticas mais eficazes, citado por 67% dos entrevistados; 58% relataram usar a tática.

As mudanças do feed de notícias do Facebook podem afetar a forma como, muitas vezes, os comerciantes usam mensagens orgânicas; porém, seu nível de eficácia no futuro continua a ser visto.

PUBLICAÇÃO ORIGINAL – ARE YOU SEEING A CHANGE IN YOUR ORGANIC REACH ON FACEBOOK? – EMARKETER.

 

Fonte: Universidade Buscapé

 

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