Planos de Negócio

Planejamento é um dos passos mais importantes na abertura ou expansão de uma empresa

Um plano de negócio é um verdadeiro “guia” das variáveis que compõe uma empresa ou novo negócio. Torna-se também um manual completo que direciona o passo a passo nos quesitos financeiros, de marketing, produtos, preços, distribuição e logística, dentre outros. Todo empreendedor deveria ter conhecimento dos benefícios da construção de um plano de negócio para o crescimento sustentável de seu empreendimento, principalmente, quando se vai empreender pela primeira vez.

Um plano de negócio é um documento dinâmico e deve ser atualizado constantemente para a adequação dos rumos comerciais e estratégicos da organização. Dentre os dados mais importantes de seu conteúdo podemos destacar:

- Marketing: para a determinação das variáveis de posicionamento de mercado, produto, precificação, comunicação, distribuição, segmentação, mercado-alvo, etc.

- Análise e projeções financeiras: estudo analítico de custos, investimentos, capacitação, capital de giro, prazos de retorno do investimento, etc.

- Mercado: Definição do público-alvo, análise da concorrência, fornecedores, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, etc.

- Plano operacional: dentro da estrutura organizacional define a distribuição dos setores, logística interna e externa, recursos humanos, etc.

O plano de negócio ajuda o empreendedor a compreender as dinâmicas de mercado e os riscos do negócio, guiando o desenvolvimento da empresa com base em objetivos e metas previamente estabelecidos, sendo também uma poderosa ferramenta para a apresentação da oportunidade de negócio à investidores e parceiros.

Quando finalizado, o plano de negócio orientará o empreendedor quanto à decisão de abrir, manter ou ampliar a empresa.

Solicite o contato ou uma proposta sem compromisso.