Planos de marketing

Imprescindível para a sustentabilidade e a geração de vantagem competitiva em qualquer organização.

O plano de marketing é a base do plano estratégico já que, baseado em estudos de mercado, pode definir como e quando produzir um bem ou serviço, ao tempo que também valida se uma ideia é verdadeiramente uma oportunidade de negócio e direciona ações de como inserir-se nos mercados com maiores chances de êxito.

Dentre diversos benefícios de um plano de marketing, podemos destacar a visão global da equipe, que ajuda os elementos da organização a reconhecerem onde seus esforços devem se concentrar para o alcance dos objetivos e metas da organização.

O plano de marketing é considerado como um complemento do Plano de Negócios e como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento sustentável das organizações.

O plano de marketing é dividido em 2 etapas – Análise de Mercado e a Planificação do Marketing. O objetivo principal da análise de mercado é interpretar as informações de modo a balizá-las com os objetivos estratégicos da organização. Essa análise possibilita a escolha da estratégia mais adequada para o momento dinâmico do mercado, diante da realidade da própria organização frente ao seu público-alvo e a seus concorrentes. Já a planificação trata de estruturar as informações estratégias e as ações necessárias para sua aplicação, de modo a que sejam corretamente compreendidas pela equipe de trabalho.

Em síntese, o plano de marketing é uma importante ferramenta de gestão que deve ser habitualmente utilizada, pois permite conhecer, interpretar e analisar mercados, adaptando as organizações às suas movimentações e, sobretudo, identificar tendências e oportunidades, dentro de um processo cíclico e dinâmico, onde as metas e objetivos podem ser mensurados e comparados a cada etapa de aplicação.

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