5 razões para sua empresa investir em marketing digital

5 razões para sua empresa investir em marketing digital

5 razões para sua empresa investir em marketing digital

Por Dirceu Nunes

Que a internet revolucionou (e facilitou) a vida de todo o mundo, creio que todos concordam. Mas ela também mudou radicalmente a dinâmica de mercado em relação às formas de se vender, prospectar e relacionar-se com clientes. Há muito se sabe que o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção. E antigamente a forma mais efetiva de melhorar essa percepção junto ao público-alvo era investir o máximo possível em propaganda nas mídias tradicionais – TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, folders, etc. – apresentando algo “melhor” ou “mais bonito” que seus concorrentes, correto?

Com os avanços tecnológicos, seu público-alvo está cada vez mais exposto a um sem número de ofertas e mega-ultra-hiper-promoções, aumentando a concorrência por um espaço no “oceano azul” do mercado para sua empresa. Porém seus consumidores também mudaram o comportamento de compra. Um recente estudo feito pela IAB Brasil revelou que a internet é a mídia mais consumida no país, com mais de 80 milhões de internautas. Segundo o levantamento “Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia” que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, mostra que a internet é considerada o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados, usuários da rede com idade entre 15 e 55 anos, sendo 51% homens e 49% mulheres. Os resultados apontam que mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia na internet, enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo a TV. Além disso, mais de 90% dos novos consumidores pesquisam na internet antes de efetivar uma compra, seja no e-commerce ou no comércio tradicional, buscando informações sobre o produto e a empresa, comparando preços, buscando opiniões de outros usuários e confiando nas recomendações postadas nas redes sociais.

Essa mudança comportamental dos consumidores faz com que o marketing digital seja cada vez mais importante para as empresas. E para que as ações de internet sejam realmente eficazes elas devem gerar valor para seu público-alvo, devem ser relevantes, informativas, educativas, precisas e fundamentadas na permissão, jamais devem ser invasivas. Por essa razão, o marketing digital vem se destacando e tornando-se peça fundamental para o sucesso das empresas na nova economia digital, oferecendo ainda diferenciais importantíssimos em relação ao marketing tradicional e sendo decisivo no direcionamento estratégico de seus negócios, senão vejamos:

1) Segmentação: Você consegue enviar uma comunicação personalizada e dirigida àquelas pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços. Nada de oferecer geladeira para esquimó. Nenhuma outra mídia consegue ser tão precisa na segmentação como a internet. Dessa forma, seu ROI (retorno sobre o investimento) é muito melhor.

2) Mensuração: Tudo na internet pode ser mensurado. Desde os acessos ao seu site, origem de visitantes, páginas vistas, tempo de permanência, taxa de abertura de e-mail marketing, etc., até se conhecer precisamente qual foi sua lucratividade para cada real investido, de acordo com suas metas de conversão em negócios.

3) Direcionamento estratégico: As informações obtidas sobre o tráfego e audiência de seu site, suas campanhas de e-mail marketing e links patrocinados, além das redes sociais, oferecem informações ricas para o direcionamento estratégico de seu negócio. Assim você descobre qual é o tipo de informação, produto ou serviço que realmente interessa a seu público-alvo.

4) Aumento de capital social: Quanto mais efetivo for o relacionamento com seu público-alvo, mais gente irá comentar sobre sua empresa, seja no tradicional boca a boca ou nas redes sociais. Seus clientes se tornam um ativo precioso na propagação de sua comunicação, reduzindo cada vez mais seu custo de aquisição e manutenção de clientes. Assim se consegue transformar clientes em fãs e esses em defensores de sua empresa.

5) Redução de custos e crescimento das vendas: Esse é o sonho de qualquer empresário, não é? Quando se constrói um relacionamento efetivo com seu público-alvo, entendendo suas necessidades e apresentando como os benefícios de seus produtos ou serviços podem supri-las, se consegue ampliar as vendas e reduzir seu custo unitário. Sua força de vendas é potencializada ao máximo com a melhor relação custo x benefício. O marketing digital aumenta a percepção do cliente em relação a excelência de mercado de sua empresa gerando-lhe diferencial competitivo.

Por essa razão, muitas empresas estão tendo excelentes resultados com o uso eficiente do marketing digital fazendo com que os investimentos nesta área cresçam 30% ao ano, em média, segundo a IAB Brasil. Sua empresa ainda vai ficar de fora dessa?

 

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